Dados

Roubos a residência registram queda de 25% em Pelotas

Município registrou sete semanas consecutivas sem nenhuma ocorrência deste tipo, com Areal e Três Vendas tendo maior baixa

Foto: Divulgação - Ao todo, em 2022, foram 13,6 mil ocorrências atendidas

Os números divulgados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social mostraram que, no primeiro semestre deste ano, Pelotas registrou uma queda de 25% nos roubos a residências. A partir das informações levantadas, foi identificado que as regiões que apresentaram as maiores quedas foram o Areal, seguido pelas Três Vendas. A zona rural ficou em terceiro lugar. No Areal foram apenas quatro ocorrências, sendo que em 2019 o bairro registrou 23 roubos no primeiro semestre.

De acordo com os dados do Boletim de Informativos Criminais, entre os meses de janeiro e abril deste ano, Pelotas contabilizou apenas nove casos de roubo a imóveis. Ainda durante o primeiro semestre, o Município alcançou a série de sete semanas consecutivas sem nenhuma ocorrência, totalizando 55 dias sem registros do crime. Para o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a queda nos índices representa o resultado de um trabalho de cooperação entre os diversos efetivos das forças de segurança.

“A partir de um conjunto de esforços, com ações planejadas e executadas em várias frentes, temos alcançado a redução desses números. Nossas atividades envolvem todas as instituições de segurança e fiscalização, desde a presença ostensiva, passando pela investigação das ações criminosas, controle de apenados, até ações de revistas no presídio. Esse trabalho coletivo tem resultado na diminuição de diversos índices acompanhados pelo Observatório de Segurança, uma vitória de todos pelotenses”, destacou o gestor.

Segundo o comando da Brigada Militar este tipo de delito está frequentemente em pauta nas análises criminais das guarnições, as quais trabalham em evidências e planejam ações de prevenção a partir do sistema de inteligência da instituição. O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Paulo Scherdien, avalia como positiva a redução das ocorrências e também relaciona o avanço ao trabalho realizado de forma integrada.

“A Brigada Militar comemora a redução desses índices, pois eles representam mais segurança e tranquilidade para todos. O trabalho integrado é fundamental para a redução de todos os indicadores, especialmente os de roubo a residências. Cada uma das forças de segurança leva para as ações um pouco de seu trabalho, o qual somado às trocas de informações e ações, gera um grande resultado final”, afirmou Scherdien.

Em análise do delegado da 18ª Região, Márcio Steffens, o roubo a residências é um dos crimes ao patrimônio que tem um dos melhores indicadores. “É um fato grave que Pelotas registra muito pouco. Tratamos este crime sempre como uma das principais ocorrências a serem observadas, com prioridade, fazendo repressão. Temos uma delegacia especializada para atendimento deste crime que é a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e um índice muito alto de identificação de autores e prisões”, disse o delegado, enfatizando ainda que as operações integradas são importantes, pois fazem ações ostensivas, além da prioridade na investigação deste crime.

A Guarda Municipal (GM) também atua em conjunto com as outras polícias. Participante do Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura, e de iniciativas como as Operações Integradas, a GM realizou, em 2022, aproximadamente, três mil atividades de policiamento. Ao todo, foram 13,6 mil ocorrências atendidas, 163 prisões realizadas e 29 veículos recuperados, além de 213 atendimentos de apoio ao Samu e 2,3 mil ações de policiamento escolar.

Na avaliação do Poder Executivo, o trabalho é conjunto entre diversos órgãos e os dados também são estimulados por avanços em qualidade urbana e infraestrutura, como requalificação de espaços públicos e iluminação em led, que ajudam a inibir a prática de atividades criminosas, sendo evidenciados como aliados na redução dos índices.

Contatos

Em caso de necessidade ou registro de ocorrências, a Brigada Militar disponibiliza o tradicional 190, além do número (53) 3227-7171, específico para denúncias. Para entrar em contato com a Guarda Municipal, os cidadãos podem ligar para o 153 ou através do número (53) 3283-7781. Os números mantém atendimento de efetivos durante 24h por dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Policiais da Draco prendem empresário e apreendem armas e munições Anterior

Policiais da Draco prendem empresário e apreendem armas e munições

Escolas municipais são alvos constantes de furtos de fiação elétrica Próximo

Escolas municipais são alvos constantes de furtos de fiação elétrica

Deixe seu comentário